O que é mediação de conflitos?
Mediação é uma forma de resolver e/ou transformar conflitos.
Ela acontece com a presença de um mediador de conflitos que tem como função contribuir para um ambiente em que os envolvidos possam dialogar de forma qualificada e chegar a uma solução que seja satisfatória para todos.
Mesmo quando as pessoas envolvidas no conflito não estão se comunicando adequadamente, a mediação pode e deve ser utilizada. O papel do mediador é justamente trabalhar como uma ponte, para que essa comunicação aconteça.
O mediador não julga o caso . Qualquer acordo, se acontecer, é construído pelos envolvidos no conflito, que são as pessoas que realmente conhecem os detalhes da realidade e também quais as possibilidades de solução.
E quando as pessoas participam da construção da solução, as chances de que cumpram o combinado é muito maior do que quando um terceiro, normalmente o Poder Judiciário, impõe uma solução. Isto porque os compromissos assumidos levam em consideração as necessidades, os interesses, as rotinas e os limites (de logística, financeiros, dentre outros) de todos os envolvidos.
Características da Mediação
A Mediação de conflitos aumenta as chances de preservar as relações considerando a forma como é realizada.
Confidencialidade
Tudo que é dito permanece sigiloso a menos que os envolvidos autorizem o compartilhamento com outros envolvidos.
Respeito à autonomia
A mediação não é obrigatória. Os envolvidos participam do procedimento porque assim desejam e porque percebem vantagens de expressar os seus interesses e necessidades para soluções mais adequadas.
Flexibilidade
O procedimento não é rígido como em um processo judicial, sendo possível algumas adaptações para melhor atender aos interesses dos envolvidos.
Menos tempo.
Menos custo.
Mais cuidado.
Na mediação, o objetivo é construir um ambiente propício ao diálogo, centrado nos interesses e soluções de ganhos mútuos.
O procedimento está focado em construir um futuro sustentável.